O Governo de Roraima iniciará, na terça-feira (9), uma força-tarefa para conter o avanço da mosca-da-carambola em Boa Vista (RR). A ação ocorre após o estado registrar aumento da praga em alguns bairros da capital, mesmo depois de obter autorização para ampliar as áreas consideradas livres de infestação, condição agora ameaçada pela recente elevação da população do inseto.
Foto: Ascom Aderr

O Governo de Roraima iniciará, na terça-feira (9), uma força-tarefa para conter o avanço da mosca-da-carambola em Boa Vista (RR). A ação ocorre após o estado registrar o aumento da praga em alguns bairros da capital, mesmo depois de obter autorização para ampliar as áreas consideradas livres de infestação.

As equipes começarão a instalar armadilhas nos bairros Cambará, Asa Branca, Equatorial, Caimbé e Silvio Botelho, com o objetivo de reduzir a infestação e evitar o avanço da praga.

Marcos Prill, diretor de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), destacou a importância da participação da população local. “Nossos profissionais estarão identificados e irão coletar frutos caídos ou que não serão consumidos pelos moradores nas plantas hospedeiras da praga. Esses frutos podem conter ovos e larvas. É fundamental que os moradores facilitem o acesso aos quintais para a instalação das armadilhas e aplicação das iscas atrativas”, ressaltou.

Além das armadilhas, os técnicos também aplicarão iscas em pontos estratégicos e realizarão monitoramento contínuo para avaliar a evolução das infestações.

Mosca-da-carambola

A mosca-da-carambola é uma praga quarentenária que ataca diversas frutas, inviabilizando sua produção.

Para realizar o monitoramento, são usadas armadilhas dos tipos Jackson e McPhail, que empregam atrativos específicos, além de dispositivos feitos com garrafas PET reaproveitadas e fitas adesivas amarelas em áreas com maior ocorrência da praga.

Também é realizada a pulverização das árvores hospedeiras com produtos químicos, coleta de frutos e armazenamento em sacos plásticos por sete dias antes do descarte, além do enterro dos frutos contaminados.