Goiás lidera o ranking de produção de melancia no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foto: Freepik

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma produção de 270,5 mil toneladas colhidas em 2024, o estado de Goiás lidera o ranking de produção de melancia no Brasil. Esse volume representa um crescimento de 9,6% na série histórica da última década. Em valor, a produção avançou 134,9% no mesmo período, alcançando R$ 273,3 milhões.

De acordo com estudos de Inteligência de mercado agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), os resultados refletem os investimentos do setor em melhoramento genético de cultivares, especialmente para atender à demanda crescente por melancias sem sementes. O foco inclui atributos como maior doçura, textura firme e maior vida de prateleira.

A cidade de Uruana permanece como a maior produtora de melancia no estado, responsável por 32,6% do volume colhido em 2024, seguida pelos municípios de Jussara e Santa Fé de Goiás.

As exportações da fruta também cresceram. Entre janeiro e setembro de 2024, o estado registrou o melhor desempenho dos últimos seis anos, totalizando US$ 270,1 mil. Apesar disso, a maior parte da produção ainda é destinada ao mercado interno.

Os principais destinos das vendas externas são países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Recentemente, os Emirados Árabes Unidos passaram a integrar a lista de compradores.