A cidade de Hidrolândia, em Goiás, iniciou no final do mês, a temporada de jabuticaba. O município é reconhecido mundialmente como a capital da fruta, com visitas de interessados do país inteiro na produção da região.
Neste ano, a safra foi antecipada em decorrência das chuvas de junho, com início em 16 de agosto. A abertura oficial foi no último dia 31, na Vinícola Jabuticabal, com a presença de autoridades locais, representantes do governo de Goiás e técnicos da Emater-GO.
A jabuticaba se tornou uma das principais fontes de renda para muitas famílias de Hidrolândia, seja pela comercialização direta ou através da abertura das propriedades para o turismo.
A Emater-GO oferece assistência técnica para os produtores da cidade, com auxílio no manejo do cultivo, gestão das propriedades, processamento artesanal e industrial. Junto disso, desde 2021 a entidade desenvolve pesquisas sobre a fruta para ampliar a produtividade da região.
Atualmente, a unidade da Emater-GO na cidade conta com o registro de 128 pomares e quintais com jabuticabeiras, presentes de pequenas áreas a grandes propriedades.
“A fruta atrai turistas e movimenta a economia local com atrativos que vão desde a visitação aos pomares até experiências gastronômicas. As propriedades são referências para o Aconchego Rural, programa de turismo do Governo de Goiás que criamos em parceria com a Goiás Turismo”, disse o presidente da Emate-GO, Rafael Gouveia.