
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, ontem (24), a Portaria SDA/Mapa nº 1.369/25, que lança o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Cydia pomonella (traça-da-maçã). O programa foi formalizado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com Portal Gov, a medida tem como objetivo reforçar as ações de proteção, monitoramento e vigilância fitossanitária, garantindo que o Brasil continue com o status de país livre da praga, reconhecimento internacional conquistado em 2014.
A Cydia pomonella, conhecida como traça-da-maçã, é considerada uma das principais ameaças à cultura em todo o mundo, com riscos de trazer prejuízos econômicos expressivos caso seja registrada em território nacional.
O Mapa, junto de outros órgãos de fiscalização estaduais, monitoram a praga nos pontos de atenção e em áreas de produção. A instituição do PNPV-Cydia reforça essas ações.
“O Plano Nacional fortalece o sistema de defesa vegetal do país e protege nossos pomares de maçã e pera, que têm relevância econômica e social para diversas regiões produtoras”, diz a diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV/SDA), Edilene Cambraia.
Em nota, o Mapa informa que o plano prevê a instalação e o monitoramento de armadilhas com feromônio em áreas de risco, junto da fiscalização e controle de trânsito em locais que podem registrar a praga.
O projeto também cita iniciativas de educação sanitária, capacitação técnica de fiscais e agentes de defesa agropecuária, além da definição de procedimentos emergenciais de contenção e erradicação, caso a praga seja detectada.