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Morango do amor impulsiona vendas de agricultores de São Paulo

Doce viral na internet causou aumento expressivo na demanda pela fruta

A viralização do morango do amor, doce feito com a fruta junto de brigadeiro branco, impulsionou as vendas de produtores rurais do estado de São Paulo
Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

A febre do morango do amor, doce feito da fruta com brigadeiro branco, impulsionou as vendas de produtores rurais do estado de São Paulo. A cultura já apresentava alta na produção em regiões como Campinas (SP) desde o ano passado, com um avanço de 14,2% entre 2023 e 2024, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

“O morango do amor é novidade para mim. Tem algumas encomendas de morangos selecionados. Ajuda um pouco na distribuição da produção. O morango é uma planta que dura bastante tempo, fica mais fácil”, conta o agricultor João Vicente Cordeiro, de Jarinu, região de Campinas, que trabalha com a fruta desde 1989.

Em 2024, Campinas registrou a produção de 3,2 mil toneladas de morango, volume que fica apenas atrás de Sorocaba (SP) no ranking das regiões que mais produziram em 2024 – a cidade totalizou 4,7 mil toneladas no período. 

Por conta da alta procura pela fruta, principalmente pela escolha dos confeiteiros por morangos graúdos, uniformes e com qualidade, os produtores têm tido mais trabalho para selecionar o que vai para comercialização.

“Com o morango do amor, os produtores acharam um novo nicho temporário de mercado. O morango ficou mais selecionado”, explica André Barreto, extensionista da Diretoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) de Jarinu, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.