A produção mineira de citros, como laranja e limão, registrou um crescimento sólido de 17,2% nos primeiros oito meses do ano, impulsionada pelo trabalho de defesa sanitária contra o Greening, uma grave doença bacteriana sem cura.
De janeiro a agosto, a produção total de citros em Minas Gerais alcançou 1,48 milhão de toneladas, um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do mais recente levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A laranja continua a ser a principal cultura do estado, liderando a citricultura com a maior parte da produção. A fruta atingiu 1,13 milhão de toneladas no período, representando um aumento de 21% no volume colhido. A produtividade média estadual é de 24,37 toneladas por hectare, com uma área plantada de 85.198,45 hectares.
O aumento da produção é creditado ao rigoroso trabalho de monitoramento e manejo da doença do Greening. A iniciativa é liderada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Seapa.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, a chave é o manejo contínuo “É necessário aprender a conviver com essa doença, monitorar e fazer o manejo adequado para continuarmos crescendo. E este trabalho tem sido bem feito em Minas”, afirma.
A primeira detecção da doença no estado aconteceu há 20 anos. Em 2024, o IMA intensificou as ações:
- Foram monitoradas 409 plantações para verificar a presença da doença;
- Emitidas 773 autorizações para a entrada de novas mudas de citros no estado, garantindo a sanidade do material genético;
- Realizadas 1.742 fiscalizações para assegurar que as normas de controle nos pomares fossem cumpridas pelos produtores;
Atualmente, 90 cidades de Minas Gerais possuem registro de Greening. No ano passado, foi registrada uma incidência de 11%, com maior concentração nas regiões Sul, Central e Zona da Mata.
Exportação e outras culturas
A tangerina ficou em segundo lugar na produção, com 243,4 mil toneladas, seguida pelo limão, que alcançou 100,7 mil toneladas, registrando um aumento de 9% no volume.
Em termos de comércio exterior, a exportação mineira de laranja no período de janeiro a agosto totalizou 11,1 toneladas, gerando uma receita de US$ 32 mil.