O Programa Planta Roraima, criado pelo governo do estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), criou uma nova forma de renda fixa para os agricultores, com uma feira semanal realizada todas as quintas-feiras na área externa da secretária, em Boa Vista (RR).
Chamada de Feirinha da Cesan (Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), os produtores podem comercializar seus produtos no espaço Merunt’i, localizado na Setrabes.
A iniciativa oferece aos visitantes interessados uma variedade de hortaliças, legumes e alimentos frescos cultivados por agricultores locais. O Programa Planta Roraima, relacionado à feira semanal, foi desenvolvido pela Cesan com objetivo de capacitar os produtores em segurança alimentar e tradicional.
“A feira é uma oportunidade valiosa para os produtores locais e para a comunidade, que pode usufruir de alimentos saudáveis e frescos. Estamos comprometidos em fortalecer a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar para todos”, disse a secretária da Setrabes, Tânia Soares.
“O Programa Planta Roraima oferece todo o suporte e ajuda na cultivação da horta, na produção e comercialização, permitindo que possamos produzir os produtos de qualidade e saudáveis para oferecer às famílias e aos clientes”, afirma a agricultora Miriam Castro, beneficiária do programa.
A Feirinha da Cesan acontece todas as quintas-feiras, das 7h às 13h, na avenida Mário Homem de Melo, nº 2310, bairro Mecejana, Boa Vista (RR).