Agricultura familiar

Inscrições para o Garantia-Safra na Bahia são prorrogadas até 14/04

Agricultores familiares da Região 2 têm até a próxima segunda-feira para aderir ao programa Garantia-Safra

A imagem mostra um produtor de mandioca que participa do programa Garantia-Safra na Bahia
Fonte: Assessoria de Comunicação/Secretaria de Desenvolvimento Rural Bahia

O período de inscrições para o Programa Garantia-Safra foi ampliado para os municípios da Região 2 da Bahia. Agora, os agricultores familiares podem se inscrever até a próxima segunda-feira (14).

Além disso, o prazo para pagamento do boleto também foi estendido e poderá ser feito até o dia 15 de maio. A decisão foi tomada diante do agravamento da seca, que tem comprometido plantações em territórios baianos de todo o estado.

Voltado para famílias agricultoras em situação de vulnerabilidade, o Garantia-Safra garante compensação financeira quando houver perda de mais de 50% da produção devido à estiagem ou excesso de chuvas.

Para participar, é necessário:

  • Ter renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo;
  • Cultivar entre 0,6 e 5 hectares de alimentos como milho, feijão e mandioca.

As inscrições devem ser feitas diretamente nas prefeituras municipais, por meio das Secretarias de Agricultura, sindicatos rurais, associações ou cooperativas de agricultores familiares, além dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs).

A prorrogação do prazo vale para agricultores familiares de diversos Territórios de Identidade da Bahia, incluindo regiões como Bacia do Jacuípe, Litoral Norte, Sisal, Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Piemonte da Diamantina, Semiárido Nordeste II, entre outras localidades da Região 2 do estado.