Gota a gota

Irrigação por gotejamento impulsiona vitivinicultura no interior paulista

Sistemas modernos de irrigação e fertirrigação contribuem para a qualidade e autonomia na produção de uvas em Espírito Santo do Pinhal

Irrigação por gotejamento
Foto: Divulgação/Alfapress Comunicações

Conhecida por sua tradição cafeeira, a região de Espírito Santo do Pinhal (SP) vem se firmando como um novo polo da vitivinicultura no Brasil. E por trás desse avanço, tecnologias como a irrigação por gotejamento desempenham um papel central no sucesso dos vinhedos.

Gota a gota, a irrigação funciona liberando água em pequenas quantidades diretamente na zona da raiz da planta, através de gotejadores instalados em tubos ou mangueiras. Essa técnica visa umedecer o solo de forma localizada, minimizando a perda de água por evaporação e proporcionando uma distribuição uniforme de água e nutrientes.

Na Fazenda Santana, por exemplo, a adoção do sistema de gotejamento com fertirrigação tem mostrado resultados expressivos no cultivo da variedade Syrah, voltada à produção de vinhos tintos, é o que explica a reportagem da Alfapress Comunicações. Implantado em setembro de 2023, o sistema utiliza o gotejador Dripnet, de parede grossa e com alta uniformidade, que garante precisão na distribuição da água e dos nutrientes diretamente às raízes.

“Com a fertirrigação, você consegue aplicar todos esses produtos diretamente nas raízes das plantas”, explica, à reportagem, Stéphanie Colomban, consultora técnica comercial da Bolsa Irriga, distribuidora parceira da Netafim, empresa responsável pelo sistema instalado na propriedade.

A estratégia tecnológica é complementada pela técnica da dupla poda, que possibilita a colheita durante o inverno, aproveitando as condições climáticas mais favoráveis para o amadurecimento das uvas. “Após a colheita, é feita a poda de brotação e, em janeiro, a segunda poda, chamada de poda de produção, para que a colheita aconteça em junho”, detalha Breno Martinatti, também consultor da distribuidora.

Para Fernando, responsável pelo vinhedo da Fazenda Santana, a combinação entre irrigação inteligente e manejo técnico trouxe mais autonomia no campo

“A tecnologia é tão eficiente que facilitou muito para nós aqui o manejo da irrigação e da fertirrigação. Eu consigo tocar esse manejo no vinhedo sozinho”, afirma.