A Prefeitura de Itabuna (BA), através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou na última sexta (16), a entrega da coleta de amostras de solo feitas em terras de agricultores familiares do município, com objetivo de distribuir calcário nas áreas mais necessitadas.
De acordo com a prefeitura de Itabuna, a ação integra o Projeto Parceria Mais Forte com o Consórcio Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Nesta etapa inicial, a SEAGRIMA coletou as amostras de solo e encaminhou até o CDS-LS para análise em laboratório particular.
“Através da análise, a gente consegue identificar o que o solo precisa para melhorar a fertilidade. Além disso, são avaliados nutrientes, acidez e outros fatores essenciais para o bom desenvolvimento da produção. Dessa forma, garantimos uma produção agrícola mais eficiente”, disse o engenheiro agrônomo da SEAGRIMA, Rafael Conrado.
Após a avaliação do CDS-LS, a entidade irá entregar as quantidades de calcário determinadas no receituário agronômico para os agricultores familiares de Itabuna. “A correção do solo com calcário é essencial para melhorar a produtividade, aumentar a fertilidade da terra e fortalecer a agricultura familiar do nosso município”, acrescentou Conrado.
“O projeto vai proporcionar impactos positivos na produtividade do cacau e de outros cultivos, atendendo os 120 agricultores familiares inscritos no projeto”, coordenador técnico do Projeto Parceria Mais Forte, Rivaldo Lopes.