Mecanização

Levantamento mapeia demanda por máquinas em propriedades rurais de pequeno porte da região Sul

PR, SC e RS concentram 858.997 propriedades rurais de até 200 hectares, que costumam demandar maquinário de menor porte e mais compacto

trator puxando implemento agrícola

A região Sul do Brasil tem se consolidado como um dos principais polos agrícolas do país, especialmente na comercialização de tratores de menor porte, mostra um levantamento realizado em fevereiro pela EEmovel Agro, empresa especializada em inteligência de mercado para o agronegócio.

Essa característica, explica a companhia, está diretamente ligada ao perfil das propriedades rurais na região, que são majoritariamente pequenas e médias.

Os três estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — concentram, juntos, 858.997 propriedades rurais com áreas de até 200 hectares, que costumam demandar máquinas agrícolas menores e mais compactas.

Esse número representa 47,28% a mais de pequenas e médias propriedades, considerando áreas de até 200 hectares, do que a soma encontrada em nove estados brasileiros combinados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. 

Quando analisadas apenas as pequenas propriedades, de 1 a 50 hectares, o cenário revela um contraste ainda maior. A região Sul concentra 808.807 propriedades, enquanto os demais estados somados totalizam 486.457, isto é, praticamente o dobro.

Para Luiz Almeida, diretor de operações da EEmovel Agro, a segmentação detalhada de propriedades rurais — considerando região, porte e tipo de cultura plantada — é essencial para identificar mercados com maior potencial de venda. “Com informações precisas, as empresas podem tomar decisões mais assertivas e otimizar seus recursos”, afirma o executivo.