O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, inaugurou, no último sábado (15), o primeiro espaço de inovação Agro Maker do Brasil, no Distrito Nova Cáceres (Sadia), em Cáceres, cidade do estado do Mato Grosso.
A iniciativa foi uma parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) com o Instituto Besouro, com o objetivo de qualificar profissionais jovens e impulsionar o uso da tecnologia na agricultura, além de práticas mais eficientes.
“O Agro Maker é um dos vários projetos que o Ministério da Agricultura está desenvolvendo para combater as desigualdades no campo. Temos muito orgulho da nossa agropecuária forte e pujante, que bate recordes, exporta e garante o superávit da balança comercial. No entanto, é fundamental que também olhemos com atenção para a agricultura familiar, para os homens e mulheres que produzem nas pequenas propriedades, mas não têm acesso às grandes tecnologias”, disse Fávaro na inauguração.
De acordo com o MAPA, o projeto é voltado para jovens entre 12 a 29 anos, que já se interessam pelo agro. O curso tem duração de 3 meses e é dividido em oito módulos: introdução ao agro e tech; produtores rurais; modernização na agricultura; manejo de pastagens; agroecologia; operador de drone; agrofinanças; e empreende agro.
Nas aulas, os alunos irão aprender os principais conceitos de agronegócios, técnicas de inovação e aplicação de tecnologia, relações de produção no campo com o mercado, identificar oportunidades de crescimento e investimento, operar drones, além de recursos de administração financeira. A primeira turma já começou em fevereiro e conta com 14 alunos.