Com o objetivo de ampliar o acesso à água potável em comunidades rurais, o Governo do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), reabriu o Edital de Chamada Pública nº 009/2025.
A iniciativa prevê a instalação de 665 cisternas em 20 municípios. A ação integra o convênio Transferegov nº 970030/2024, firmado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com um investimento total de R$ 6,97 milhões.
As cisternas serão do tipo ferrocimento, com capacidade de 16 mil litros. A oportunidade é voltada para entidades que executarão o projeto em benefício de famílias de baixa renda, residentes na zona rural e que sejam atingidas pela seca ou pela falta regular de água.
Prazos e participação
As entidades interessadas devem estar previamente cadastradas junto ao MDS e comprovar experiência na execução de projetos de segurança hídrica, desenvolvimento rural ou tecnologia social.
As propostas devem ser encaminhadas até o dia 20 de outubro para o e-mail: [email protected], com o assunto “Edital de Chamada Pública nº 009/2025”.
O resultado final da chamada pública será divulgado no dia 18 de novembro. A assinatura dos contratos está prevista para março do próximo ano, com prazo de execução de 12 meses a partir da assinatura.