
Em ascensão, pela tendência cada vez maior de o consumidor global associar saúde e bem-estar à alimentação saudável, o segmento de bebidas e alimentos líquidos funcionais desponta como uma grande oportunidade para a agricultura familiar brasileira, destacaram especialistas neste respectivo mercado, nesta sexta-feira (14), na capital paulista, durante o lançamento da feira Drinktec 2025, que acontece em setembro, em Munique, na Alemanha.
O evento é a maior exposição mundial para a indústria de bebidas e alimentos líquidos funcionais, e seus organizadores estão realizando um giro de negócios por diversos países para apresentar a edição deste ano. E o Brasil foi escolhido exatamente pela força e potencial do agronegócio.
De acordo com Karin Schutz, da Yontex, organizadora da Drinktec, o mercado de bebidas e alimentos líquidos funcionais tem em ingredientes naturais, à base de plantas, proteínas verdes, um de seus principais fornecedores de matérias-primas. “Nesta lógica, o agro brasileiro, pela sua diversidade de culturas, pela sua ampla biodiversidade, em particular na agricultura familiar se apresenta como um fornecedor em potencial”, disse o diretor comercial da Krones do Brasil, Silvio Rotta, uma das empresas expositoras da Drinktec.
“Produtos e processos de produção sustentáveis são prioridades para o setor. Para muitos produtores de bebidas e alimentos líquidos funcionais, esses critérios já fazem parte da base para tomada de decisão de investimentos”, pontuou o diretor executivo da Associação de Máquinas e Processamento de Alimentos e Embalagens da Alemanha, Richard Clemens, entidade apoiadora do evento.
Segundo o diretor geral da KHS Brasil – também expositora da Drinktec -, Roberto Giampietro, outra oportunidade que o segmento de bebidas e alimentos líquidos funcionais traz para a agricultura brasileira é no ramo de embalagens sustentáveis. “O uso de matérias-primas renováveis, de fontes agrícolas, por exemplo, como a cana-de-açúcar, para fabricação de embalagens tem forte apelo global, sendo uma tendência em espiral de expansão.”