A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) solicitou à Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul a prorrogação do Calendário de Semeadura do prazo de plantio da safra de verão. Atualmente previsto para encerrar em 28 de janeiro
Foto: Freepik

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) solicitou à Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul a prorrogação do Calendário de Semeadura do prazo de plantio da safra de verão. Atualmente previsto para encerrar em 28 de janeiro.

A entidade solicita a extensão da data de semeadura até 15 de fevereiro, conforme portaria do Ministério da Agricultura, visando beneficiar a safra de soja diante dos atrasos causados pelo clima.

Em nota publicada na terça-feira (13), a federação relembrou que uma portaria SDA/Mapa nº 1.271 do Ministério da Agricultura de 30 de abril de 2025 estabeleceu, ao nível nacional, o período de vazio sanitário de 3 de julho de 2025 a 30 de setembro do mesmo ano e o calendário de semeadura de 1º de outubro de 2025 a 28 de janeiro de 2026.

Atrasos na colheita e impacto nas lavouras

A Farsul relembrou que o plantio tardio do milho, causado por fatores climáticos, e as chuvas entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano vão atrasar a colheita do cereal.

Além disso, o documento enviado à Seapi enfatiza que, em áreas de irrigação por pivô, e também nas lavouras de milho sequeiro e silagem, ocorre o cultivo da safrinha de soja.

A entidade reforça que houve adoção da prorrogação na safra 2024/25 por motivos semelhantes.