O Governo de Minas Gerais entregou 106 títulos de propriedade rural para agricultores familiares de Chapada Gaúcha, no Norte do estado, nesta quinta-feira (24). A ação aconteceu durante a 7ª edição da feira AgroChapada e integra a política estadual de regularização fundiária voltada ao fortalecimento da agricultura familiar.
Na ocasião, também foram entregues 200 kits de irrigação a pequenos produtores de Chapada Gaúcha, Santa Fé de Minas, Arinos, Buritis, Riachinho e Formoso. Os equipamentos fazem parte do programa Irriga Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Cada kit inclui caixa d’água, tubos gotejadores, filtros e conectores, e é ideal para o cultivo de hortaliças e frutas, contribuindo para o abastecimento local e a geração de renda no campo.
O vice-governador Mateus Simões participou da cerimônia e reafirmou o papel dos pequenos produtores no abastecimento alimentar do país.
“O pequeno e o médio produtor são, antes de tudo, pessoas que produzem com as suas próprias famílias, que cuidam da terra e da produção como quem cuida da própria casa. E que, portanto, precisam da nossa ajuda e do nosso apoio”, afirma.
Desde 2019, mais de 10 mil títulos de terra já foram entregues em Minas Gerais. Somente no Norte do estado, mais de 4.100 famílias foram beneficiadas. Além da segurança jurídica, a regularização fundiária permite que os agricultores tenham acesso a crédito e invistam na melhoria das lavouras.
A previsão do Governo de Minas é distribuir cerca de 14 mil kits de irrigação até o próximo ano, com investimentos de R$ 22,2 milhões.