Gestores dos ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), se reuniram na tarde da última sexta-feira (17), data que marca o Dia Internacional das Florestas, para o evento Florestas de Valor: Oportunidades de Investimento na Conservação e na Cadeia Produtiva, em Brasília (DF).
A ocasião também contou com representantes de instituições privadas, técnicos e produtores rurais. O evento foi promovido com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), com objetivo de ampliar o diálogo sobre o papel das florestas no contexto ambiental, econômico e social, além de pavimentar uma rede de conexão entre projetos para fomentar a inovação, conservação e desenvolvimento sustentável no setor.
O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido no ministério para consolidar a política florestal do Brasil.
“Há cerca de dois anos, recebemos a encomenda do ministro Carlos Fávaro de fortalecer nossa política agrícola florestal. Desde então, reeditamos importantes planos como o de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado e, em seguida, o Plano Clima. Com a efervescência de uma agenda socioambiental, foi lançado, em 2024, um novo Plano Nacional de Florestas Plantadas e o Plano Floresta+Sustentável, promovendo, no âmbito da Rede F+S, a Chamada Pública para Projetos Florestais, com o objetivo de conectar produtores e iniciativa privada para a realização de projetos de fomento à silvicultura brasileira”, destacou Neto.
Nesse contexto, foi criado, durante o evento, um espaço de matchmaking, que conectou 25 projetos a 21 investidores, públicos e privados, para impulsionar a produção de florestas plantadas.
O que são florestas plantadas?
Florestas plantadas configuram uma cultura agrícola composta por árvores cultivadas especificamente para a produção de madeira legal, papel, celulose, carvão vegetal, chapas, paineis e outros produtos.