Agricultura familiar

Comunidades rurais de Ibiassucê (BA) recebem unidades de beneficiamento de mandioca e equipamentos agrícolas

Entregas reforçam estrutura da agricultura familiar no município do centro-sul baiano

Produtores do Tocantins participam de dias de campo da mandioca
Foto: Embrapa

Duas unidades de beneficiamento de mandioca foram entregues no último domingo (3) nas comunidades de Jabuticaba e Bonsucesso, no município de Ibiassucê, na região centro-sul da Bahia. As estruturas fazem parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar na região.

Implantadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as unidades somam mais de R$ 1 milhão em investimentos e devem atender cerca de 80 agricultores. Outras três agroindústrias também estão em fase de implantação no município.

Segundo a presidente da Associação Beneficente da Comunidade de Jabuticaba, Letícia Moreira, a agroindústria abre caminho para agregar valor à produção e ampliar o acesso ao mercado. A jovem, que também é estudante de agronomia, destacou que o equipamento contribui diretamente para geração de renda e autonomia produtiva local.

Atualmente, a Bahia conta com cerca de 400 agroindústrias em funcionamento. Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, esses equipamentos agrícolas ajudam a dinamizar a economia rural ao promover a diversidade produtiva e estimular o protagonismo de pequenos agricultores.

Além das agroindústrias, a agenda em Ibiassucê incluiu a entrega de dois tratores com implementos, quatro forrageiras, um gradão, um tanque pipa, 300 caixas d’água e 20 barracas para feira livre. O pacote de ações soma aproximadamente R$ 1,8 milhão.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhou as entregas ao lado de lideranças locais. A visita também incluiu a entrega de uma ambulância, um ônibus escolar e o anúncio de novas obras no município.