
A Embrapa lançou uma página especial para orientar produtores e gestores após a confirmação da vassoura-de-bruxa da mandioca em dez dos 16 municípios do Amapá e em áreas do norte do Pará, incluindo territórios indígenas. O avanço do fungo Rhizoctonia theobromae levou o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a decretar emergência fitossanitária, após roças serem destruídas e aumentarem os riscos à segurança alimentar e à economia local.
Orientações e recursos disponibilizados
A página, publicada no portal da Embrapa, reúne informações atualizadas e qualificadas, documentos oficiais e orientações de prevenção e monitoramento da doença. A ferramenta busca apoiar produtores na adoção de medidas de controle e contenção da praga.
Entre os destaques está um mapa digital interativo, no qual o usuário pode consultar a situação atualizada da ocorrência e propagação do fungo. O material também apresenta descrições detalhadas dos sintomas iniciais e avançados, orientações para identificação em campo e recomendações práticas para evitar a disseminação da vassoura-de-bruxa.
Na seção de prevenção e controle, estão listadas medidas urgentes e estratégias recomendadas pelas equipes técnicas da Embrapa, além de links complementares com vídeos de workshops, campo de perguntas frequentes e outros conteúdos.
Produtores podem acessar a página pelo link.