Outros cultivos

Incentivo do Idam amplia produção de açaí no Amazonas em 150%

Fabricação do fruto no estado saltou de 550,8 mil para aproximadamente 1,3 milhão de toneladas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) incentivou, durante os anos de 2018 e 2024, a produção de açaí no Amazonas, o que ampliou a fabricação em 150% na região – de 550,8 mil toneladas, a região atingiu cerca de 1,3 milhão de toneladas de frutos
FOTOS: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) incentivou, durante os anos de 2018 e 2024, a produção de açaí no Amazonas, o que ampliou a fabricação em 150% na região – de 550,8 mil toneladas, a região atingiu cerca de 1,3 milhão de toneladas de frutos.

De acordo com o Idam, o aumento ocorreu por conta do aumento de 173% nas áreas plantadas. Em 2018, existiam 4,3 mil hectares de açaízeiros, já na atualidade, o estado conta com mais de 11 mil ha. A produção de açaí no Amazonas avançou com objetivo de aumentar a oferta do fruto no mercado nacional e internacional. 

Em 2019, o Idam iniciou a implementação do Projeto Prioritário (PP) do açaí no Amazonas, com foco em intensificar os serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em 12 cidades: Codajás, Carauari, Borba, Anori, Manicoré, Coari, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Lábrea, Tapauá, Nova Olinda do Norte e Benjamin Constant. Neste ano, os municípios de Tefé e Anamã também entraram no projeto.

Cada um dos municípios dispõe de viveiros para a distribuição de mudas, o que é feito gratuitamente pelo projeto. “Os viveiros têm capacidade de produzir 5 mil mudas por ano, cerca de 60 mil por ano. Com isso, já distribuímos mais de 200 mil mudas de açaí aos produtores”, disse a coordenadora do PP Açaí, Anecilene Buzaglo.

Entre 2022 e 2023, a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), junto da ADS e o Idam, distribuiu cerca de 5,5 mil quilos de sementes de açaí das variedades BRS Pará e BRS Pai d’égua diretamente aos agricultores, de acordo com a entidade responsável pelo projeto.

“Temos quatro Unidades Demonstrativas de Cultivo de Açaí em área mecanizada nos municípios de Borba, Novo Olinda, Codajás e Benjamin Constant, onde estamos implantando sistemas de irrigação dentro nas áreas de plantio para verificar a produção e a produtividade de cada espécie”, afirmou a coordenadora.