Biocombustível

Acelen inicia o plantio da macaúba em Cachoeira (BA)

Iniciativa tem como objetivo produzir combustível sustentável para aviação (SAF) e diesel renovável (HVO)

A Acelen Renováveis iniciou, ontem (21), o plantio de mudas de macaúba na cidade de Cachoeira, na Bahia, com objetivo de produzir combustível renovável para aviação (SAF) e diesel renovável (HVO).
Foto: Mário Marques/SDE

A Acelen Renováveis iniciou, ontem (21), o plantio de mudas de macaúba na cidade de Cachoeira, na Bahia, com objetivo de produzir combustível renovável para aviação (SAF) e diesel renovável (HVO). O município recebeu a primeira fazenda-modelo do Brasil para a produção da cultura responsável pelos biocombustíveis.

Na propriedade, serão plantados aproximadamente 200 hectares, de um total de 1.500 ha a serem cultivados na região, e receberão mais de 800 mil mudas de macaúba, enviadas do viveiro de Mucegê, na Chapada Diamantina, região baiana. A Acelen assinou com o Governo do Estado, em abril de 2023, um Memorando de Entendimento com foco em produzir combustíveis renováveis na região. 

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Pablo Barrozo, e o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente, André Ferraro, também participaram do plantio. As lideranças das comunidades e autoridades governamentais foram recebidas por Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis; Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen; e João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.

“Grandes projetos como este trazem uma nova expectativa para o mundo e estão sendo desenvolvidos em Cachoeira, colocando a Bahia como protagonista da economia verde e da produção de biocombustíveis”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). Angelo Almeida. 

“Acreditamos no potencial do Estado e estamos onde os baianos também precisam. A escolha da área passou por rigoroso processo de diligências. Observamos a legislação, a realidade de ocupação no campo e o terreno escolhido oferece condições agronômicas para a produção da macaúba. Além disso, a área está próxima de São Francisco do Conde, onde será construída nossa biorrefinaria”, explica Marcelo Cordaro.