O Governo do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), iniciou a entrega de 250 mil sementes de cacau para agricultores familiares de 18 cidades do Estado.
A distribuição começou na última segunda-feira (28), com o envio de 92.8 mil sementes, e vai até o fim de semana. O material é oriundo da estação experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), localizada em Medicilândia, no Pará.
Entre 2023 e 2024, a parceria entre as entidades públicas beneficiou agricultores familiares do Amazonas com 700 mil sementes de cacau com melhoramento genético feito na estação experimental da Ceplac.
De acordo com a engenheira agrônoma do Idam, Luziane Vitor, responsável pela coordenação das entregas, as cidades de Apuí, Borba, Coari, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Urucurituba, Lábrea, Manaus, Uarini, Jutaí, Humaitá, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Boca do Acre, Alvarães, Itacoatiara, Careiro e Eirunepé.
“Destes municípios, sete foram selecionados por estarem inseridos dentro do Projeto Prioritário (PP) do Cacau, desenvolvido pelo Idam. Os outros foram definidos com base em demandas repassadas pelas nossas Unidades Locais (UnLoc) nos municípios. A distribuição destas sementes tem permitido desenvolver a produção no estado, tornando-o mais competitivo no mercado nacional”, disse Luziane.
Até o momento, já foram enviadas sementes para as cidades de Borba, Coari, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Urucurituba e Boa Vista do Ramos. As entregas devem seguir até o começo de setembro.