Evento

Paraná apresenta novos programas para modernizar agropecuária na ExpoIngá 2025

Projetos anunciados inovam na conservação do solo, combate a erosão e aumento da fertilidade

O Governo do Paraná apresentou ontem (15), durante a ExpoIngá 2025, evento que acontece na cidade de Maringá, uma série de investimentos que o estado aplicou na agropecuária.
Foto: Giuliana Artigas/IDR-Paraná

O Governo do Paraná apresentou ontem (15), durante a ExpoIngá 2025, evento que acontece na cidade de Maringá, uma série de investimentos que o estado aplicou na agropecuária. De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, foi realizado um aporte de R$ 5 bilhões para impulsionar a atividade na região.

Nunes discursou para 700 participantes na ExpoIngá 2025, e declarou que o investimento foi feito com objetivo de modernizar a atividade rural paranaense, além de também implantar um grande programa de conservação do solo e água, de combate à erosão e também para o aumento da fertilidade da terra. O secretário afirmou que o projeto “é o maior do Brasil no setor”. 

Para o programa sair do papel de forma efetiva, o estado do Paraná vai investir na capacitação de 3 mil pessoas, que irão receber diplomas e uniformes. “Vão operar as máquinas para serem nossos patrulheiros da sustentabilidade”, declarou Nunes.

O mesmo projeto, anunciado durante o 6° Fórum Brasileiro de ILPF (Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta), que ocorreu dentro da ExpoIngá 2025, também engloba a pavimentação de estradas rurais, com objetivo de inserir os trajetos no sistema de conservação de solos e água. 

“O programa será desenvolvido em parceria com os municípios, que identificarão as vocações agropecuárias, com o Estado investindo recursos a fundo perdido para aquisição de mudas e insumos”, diz a agência estadual de notícias do Paraná em nota.