O Programa PAS Nordeste (Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis), foi lançado oficialmente ontem (20), com objetivo de impulsionar a agricultura familiar no Rio Grande do Norte. Este é o segundo estado que recebe o projeto, depois da Bahia, o que consolida atuação de políticas públicas para o desenvolvimento territorial do Semiárido nordestino.
O lançamento ocorreu na Escola de Governo, localizada na capital Natal. Na ocasião, foram entregues 24 kits de mecanização agrícolas de pequeno porte, o que beneficiará 220 famílias e 22 organizações da agricultura familiar. O total investido nos itens foi de R$ 420 mil, viabilizado através da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sedraf e o IFRN.
O programa terá ações como a implantação de quintais produtivos e avicultura caipira, organização de feiras agroecológicas, estruturação de centrais de distribuição da agricultura familiar, fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na região e mecanização agrícola.
“Estamos reafirmando nosso pacto com a agricultura familiar por meio de programas estruturantes como o PAS, Gente do Campo, Mulher de Fibra e ações voltadas à juventude, à mecanização e à agroecologia. Com parcerias sólidas, seguimos transformando o rural em um lugar de dignidade e futuro”, diz a governadora do Rio Grande do norte, Fátima Bezerra.
O PAS Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, e é executado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em articulação com os governos federal e estadual. Os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Trabalho (MTE), Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Secretaria-Geral da Presidência da República também fazem parte do programa.
No Rio Grande do Norte, o PAS Nordeste terá as ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e pela Emater-RN, com atuação nos dez territórios do Estado: Alto Oeste, Açu-Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande, Seridó, Potengi, Trairi, Sertão Central Cabugi, Agreste Litoral Sul e Terra dos Potiguares.