Agricultura

Produção de trigo em outubro: cenário e expectativas

Produção de trigo: foto mostra plantação de trigo, num fim de tarde, com pôr do sol ao fundo

Com informações do BB Cast Agro, boletim diário feito pelos assessores de agronegócio do Banco do Brasil, trazemos o panorama e as projeções para a produção de trigo no país em outubro. Continue a leitura e entenda o contexto, bem como a dica de como se preparar para ele.

Panorama da produção de trigo

A colheita avança no Paraná, com mais de 1/3 das lavouras já colhidas e o restante com potencial produtivo definido. De acordo com o Deral, a estimativa de produção de trigo é de 3,5 milhões de toneladas, 11% superior ao registrado na safra passada.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as lavouras chegam à fase final do ciclo, com início de colheita prevista para as próximas semanas. Conforme dados dos órgãos estaduais de assistência técnica, espera-se aumento de 70% na produção do Rio Grande do Sul e 92% na de Santa Catarina, em comparação com a safra anterior. Esses números resultam do aumento da área cultivada e da recuperação da quebra de safra de 2020.

Para esta safra, a Conab estima que a produção nacional de trigo deve superar 8 milhões de toneladas. Em outras palavras, aumento de 30% em relação à safra anterior.

De modo geral, a preocupação atual em relação às lavouras de trigo na região Sul remete à possibilidade de ocorrência de chuvas, ventos fortes e granizo na colheita, que podem acarretar, principalmente, na perda de qualidade final do grão.

Apesar do início da colheita nas principais regiões produtoras brasileiras, o preço do trigo no mercado interno continua em um patamar favorável ao produtor. Nesse sentido, a comercialização, em média, está em 85 reais a saca, ou seja, aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado.

No cenário internacional, a atenção se volta à autorização de plantio de trigo transgênico na Argentina. Ela é condicionada à aprovação da importação e uso comercial pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Brasil. Diversas associações ligadas às indústria do trigo e à cadeia produtiva já se manifestaram contrariamente ao possível parecer positivo da CTNBio para importação deste trigo.

Recomendação dos especialistas

O Banco do Brasil conta com financiamento de estocagem, que possibilita ao agricultor comercializar sua safra em melhores condições de mercado. Para mais informações acerca desta e de outras linhas de crédito, procure sua agência BB.