Fim da temporada

Produção de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro caiu 25% na safra 2024/25

De acordo com dados do Fundecitrus, produção da laranja totalizou 230,87 milhões de caixas de 40,8 kg, a segunda menor dos últimos 37 anos

Produção de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro caiu 25% na safra 2024/25

A produção de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro totalizou 230,87 milhões de caixas de 40,8 kg na recém-encerrada safra 2024/25, queda de 25% em relação à temporada anterior, mostram dados definitivos divulgados pelo Fundecitrus, nesta quinta-feira (10).

Embora seja uma queda significativa em relação ao último ano, quando foram produzidas 307,22 milhões de caixas, os dados são apenas 0,65% inferior à projeção inicial da entidade, de 232,38 milhões de caixas, divulgada em maio do ano passado.

Com isso, esta safra foi confirmada como a segunda menor dos últimos 37 anos, além de ser considerada atípica graças às condições climáticas adversas e à emissão extremamente tardia e expressiva da quarta florada.

As condições climáticas adversas, como clima mais seco e temperaturas mais elevadas, além da incidência do greening, foram os principais fatores responsáveis pela baixa produção dessa temporada, reduzindo a quantidade e o peso dos frutos, explica o Fundecitrus. Por outro lado, a emissão tardia e expressiva da quarta florada atenuou uma quebra que poderia ter sido maior.

Segundo o diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, essas condições, unidas à intensidade de greening no cinturão citrícola foram determinantes para a redução da produção em relação à expectativa inicial.

“Embora as previsões meteorológicas apontassem para pouca chuva na época de desenvolvimento dos frutos, o impacto das condições climáticas de maio a agosto do ano passado foi muito mais intenso do que o previsto”, afirma Ayres.

A combinação desses fatores resultou na antecipação da colheita e na produção de frutos menores do que o estimado. A seca acabou acelerando a maturação, o que levou à antecipação da colheita em um clima seco, o que resultou em um menor peso dos frutos, que registrou peso médio das laranjas de 159 gramas.

Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) é realizada pelo Fundecitrus em parceria com o Departamento de Ciências Exatas da Unesp (FCAV), FCAV/Unesp Campus Jaboticabal. A estimativa da safra 2025/26 de laranja será divulgada no próximo dia 9 de maio, às 10h de 2025, às 10 horas, em evento presencial no Fundecitrus.