
Nesta quinta-feira (15), o Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), promoverá o “Dia de Campo” sobre o Sistema de Produção de Palma Forrageira. O evento será realizado na Estação Pendência, localizada no município de Soledade, região do Cariri paraibano.
A iniciativa visa capacitar produtores, técnicos agrícolas, extensionistas e demais profissionais do setor para modernizar os sistemas de produção de caprinos na agricultura familiar. Com foco na sustentabilidade e no fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL), o evento será pautado em resultados experimentais desenvolvidos pela Empaer.
“O Dia de Campo pretende ser um espaço de transferência de conhecimentos e tecnologias que podem transformar os métodos tradicionais da produção, contribuindo para a sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar”, diz o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, coordenador do evento.
A programação do evento inclui momentos teóricos e práticos. Os participantes poderão conhecer as melhores práticas no cultivo da palma forrageira e analisar dados experimentais produzidos em campo.
A agenda tem início com o credenciamento às 7h30 e será aberta oficialmente às 8h30 pelo presidente da Empaer, Aristeu Chaves de Sousa, e pelo diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias.
Na sequência, o zootecnista e doutor em Ciência Animal, Wandrick Hauss de Sousa, apresentará as seis estações temáticas:
- Resultados das unidades demonstrativas da Palma Forrageira – Thiago de Sousa Melo (Empaer)
- Genótipos de Palma Forrageira – Isaias Vitorino Batista de Almeida (Sedap)
- Adubação, densidade e formas de plantio – José Thyago Aires Souza (Insa)
- Suplementação hídrica e uso de bioinsumos – Josimar Torres Gomes (Senar/RN)
- Pragas e doenças da Palma Forrageira – Luciana Cordeiro do Nascimento (UFPB)
- Uso estratégico da Palma na alimentação de caprinos e ovinos – Juliana Silva de Oliveira (UFPB)