
A Missão Internacional da Agricultura Familiar do Nordeste chegou a sua segunda etapa em Portugal, com uma agenda da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Lisboa. O foco da reunião foi a exportação e a inserção de produtos nordestinos no mercado global, um passo importante para o setor que vem se consolidando como referência na produção de alimentos de qualidade.
O seminário na capital portuguesa concentrou-se em debater estratégias de internacionalização e novas oportunidades de negócios para a agricultura familiar.
Antes de seguir para Portugal, a missão teve um importante destaque na Feira Anuga, na Alemanha, o maior evento de alimentos e bebidas do mundo. O estado do Piauí chamou a atenção, especialmente com a exposição de seu mel e castanha de caju.
Segundo Clébio Coutinho, superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o grupo obteve informações cruciais sobre as novidades do mercado internacional e as possibilidades concretas de exportação dos produtos do Piauí para a Europa.
A missão, que levou mais de 30 agricultores e cooperativas ao continente, é fruto de uma parceria estratégica entre ApexBrasil, Consórcio Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).