O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, na última sexta-feira (27), a ampliação expressiva do Programa Milho 100% para a safra 2025/2026. Visando fortalecer a produção agrícola gaúcha e reduzir a dependência de importações do cereal, o Estado dobrará os investimentos em relação ao ciclo anterior e aumentará significativamente o número de produtores atendidos.
Para se ter ideia, na safra 2024/2025, foram distribuídas 97.637 sacas de sementes, beneficiando cerca de 29 mil agricultores, com um aporte de R$ 43,7 milhões. Para o próximo ciclo, a projeção é de 135.373 sacas distribuídas, um incremento de 37.736 unidades, que devem atender mais de 40 mil produtores.
Além da expansão no volume e alcance das sementes, o número de entidades parceiras, entre prefeituras e organizações privadas, também aumentou: de 467 para 692. Já os municípios participantes passaram de 386 para 460, ampliando a capilaridade do programa em todo o território gaúcho.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a iniciativa reforça o papel da agricultura familiar, contribui para a redução do custo de produção e promove geração de renda no campo.
“Os resultados iniciais do Programa Milho 100% nos deixam entusiasmados na medida em que, junto ao governador Eduardo Leite, construímos uma ação que visa efetivamente auxiliar nosso agricultor e impulsionar a produção de milho no Estado”, afirmou.
Covatti estima ainda que, com o impacto da medida, o retorno bruto à economia estadual pode alcançar até R$ 1,5 bilhão, considerando o uso do milho para alimentação animal, produção de alimentos, geração de energia e uso industrial.