Cacauicultura

Projeto Cacau do Cerrado quer beneficiar produtores no Piauí

Iniciativa quer transformar a agricultura do Piauí com produção de cacau e geração de empregos

Projeto Cacau do Cerrado quer beneficiar produtores no Piauí

O Piauí quer se tornar um novo polo produtor de cacau no Brasil. Para isso, autoridades do estado se reuniram nesta quinta-feira (15) para discutir sobre o projeto Cacau do Cerrado. A iniciativa prevê o cultivo de 20 mil hectares da fruta em municípios piauienses e deve gerar cerca de 60 mil empregos diretos e até 88 mil indiretos nos próximos anos.

O projeto Cacau do Cerrado pretende diversificar a produção agrícola do Piauí, com foco na agricultura familiar e em tecnologias adaptadas ao clima do cerrado. Teresina, capital do estado, será a referência do projeto, que propõe a implantação do sistema de cacau a pleno sol, tecnologia que dispensa o sombreamento natural ou artificial normalmente utilizado no cultivo tradicional.

Tecnologia e potencial agrícola

A tecnologia do cacau a pleno sol já é aplicada com sucesso no oeste da Bahia, onde cerca de mil hectares foram implantados nos últimos seis anos. Segundo Luiz Alberto, essa inovação permite o cultivo em áreas não tradicionais e pode dobrar o PIB agrícola do estado.

“Uma equipe técnica da Sada esteve visitando há duas semanas o nosso centro de mudas em Riachão das Neves, na Bahia, onde puderam conhecer a tecnologia que desenvolvemos do cacau a pleno sol. É uma tecnologia que permite produzir cacau em áreas não tradicionais. Estou no Piauí, apresentando ao secretário Fábio Abreu, essa tecnologia, dados de resultados positivos, ressaltando que já existem empresários interessados em vir para o Piauí para produzir cacau”, afirma Luiz Alberto.

Com o Projeto Cacau do Cerrado, a expectativa é que a produção de cacau no Piauí gere uma receita anual de R$ 12,83 bilhões, fortalecendo a cadeia produtiva local e impulsionando o desenvolvimento rural em diversas regiões do estado.