Dezoito máquinas do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) foram entregues nesta quarta-feira (20) para prefeituras do interior paulista. A cerimônia ocorreu em São Roque e foi conduzida pelo superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em São Paulo, Estanislau Steck.
Ao todo, foram disponibilizadas treze pás carregadeiras e cinco tratores agrícolas, que vão apoiar o desenvolvimento rural dos municípios contemplados. O Promaq visa modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade no campo e fomentar o desenvolvimento regional.
As novas máquinas foram destinadas aos municípios de Guapiaçu, Cajobi, José Bonifácio, Queiroz, Lucianópolis, Riolândia, Tupã, Salto de Pirapora, Coroados, São Roque, Guariba, Cajuru, Terra Roxa, São Lourenço da Serra, Castilho, Iperó, Panorama e Iracemápolis.
Esta foi a terceira entrega realizada em São Paulo, totalizando 62 equipamentos agrícolas. A primeira ocorreu em Valinhos, em maio; a segunda foi em julho, em Itapecerica da Serra, com oito máquinas entregues.
Os recursos para aquisição foram viabilizados por emendas parlamentares. Segundo o superintendente Estanislau Steck, os equipamentos foram comprados na modalidade de ata de preços, o que possibilita aos municípios interessados aderirem ao programa com custos mais acessíveis.
“O ministro Carlos Fávaro defende os interesses do agro e trabalha para que todos os municípios recebam esse tipo de máquina”, afirmou Steck, que também se colocou à disposição para orientar prefeituras interessadas na adesão.
Além de sediar a cerimônia, São Roque se destaca pela tradição agrícola, com produção diversificada que inclui uva, vinho artesanal, alcachofra e hortaliças, consolidando o município como uma das referências no agronegócio paulista.
Quer renovar suas máquinas e equipamentos agrícolas? Conte com o Broto!