Cinco municípios fluminenses receberam tratores agrícolas do Governo Federal por meio do Promaq (Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola), numa iniciativa que visa fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a mecanização no campo. A entrega foi realizada na última segunda-feira (14), e contemplou as cidades de Araruama, Bom Jardim, São José de Ubá, Teresópolis e Porciúncula.
Ao todo, foram entregues oito tratores. O investimento federal para esta fase no estado do Rio de Janeiro foi de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
Durante a cerimônia, realizada no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, na Zona Norte do Rio, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA-RJ, Celso Merola, reafirmou a importância do programa para a região. Segundo ele, o Promaq oferece equipamentos de alto custo que podem transformar a realidade de pequenos produtores.
“Esses tratores irão atuar no preparo do solo, transporte de sementes e fertilizantes, contribuindo diretamente para a produtividade e qualidade da produção nos municípios fluminenses”, afirmou.
Autoridades, secretários municipais e representantes militares também participaram da cerimônia de entrega dos equipamentos. Desde o início das ações no estado, o programa já distribuiu 23 máquinas — entre tratores, retroescavadeiras, pás carregadeiras e escavadeiras.
Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), as ações visam modernizar a infraestrutura agropecuária, elevar a produtividade no campo e reduzir desigualdades regionais, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura fluminense.