O mês de abril começou com um cenário úmido nas principais regiões produtoras de café do Sudeste brasileiro, conforme mostram dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), analisados pela DATAGRO. Nos últimos cinco dias, os maiores volumes de chuva foram registrados no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata mineira, com acumulados entre 30 e 60 milímetros.
Em São Paulo, as áreas cafeeiras receberam entre 20 e 50 mm, com destaque para o litoral paulista, onde as precipitações foram mais intensas. Já no Espírito Santo, os volumes ficaram entre 10 e 30 mm.
Previsão de chuvas favorece a umidade do solo
A previsão indica que até o dia 15 de abril os acumulados na região Sudeste devem variar entre 20 e 30 mm, favorecendo a reposição da umidade do solo, essencial para o desenvolvimento da safra 2025/26.
Frio passageiro marca início do mês
Além das chuvas, o início do mês também foi marcado pela primeira onda de frio do ano, que provocou queda nas temperaturas em algumas áreas produtoras. Nas regiões cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais, as mínimas chegaram a variar entre 14°C e 16°C.
Apesar do frio pontual, a tendência é de elevação gradual das temperaturas mínimas nos próximos dias. Até o dia 10 de abril, ainda são previstas madrugadas mais frias, mas com aquecimento progressivo ao longo do período.