Nesta quarta-feira (31), representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e de instituições cearenses estiveram reunidos no município de Tauá, em um “Dia de Campo”, para discutir alternativas de revitalização do cultivo do algodão.
Na oportunidade, foram apresentados os avanços da atividade na região e a viabilidade de revitalizar essa importante cultura no Ceará.
A iniciativa busca não apenas impulsionar a produção local, mas também atrair indústrias de beneficiamento de algodão para a região, gerando empregos e fortalecendo a economia agrícola cearense.
O Dia de Campo contou com a presença de empresários do setor algodoeiro, incluindo as indústrias têxteis cearenses Santana Textiles e Vicunha Têxtil, além do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também participou do encontro, sendo representada pelo técnico Gildo Pereira. A instituição, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estará à frente das técnicas inovadoras para levar soluções para o fortalecimento do cultivo de algodão no estado.
“Esta é uma oportunidade única para, juntos, incentivar a cultura do algodão e trazer fábricas para nossa região. Por isso, convidamos produtores rurais, agrônomos, estudantes e demais interessados na agricultura cearense para conhecerem de perto essa iniciativa que promete transformar o panorama agrícola do estado colaborando para o desenvolvimento econômico cearense”, declarou o secretário da SDE, Domingos Filho.