
A produção de grãos no Brasil para a safra 2024/25 foi atualizada para 328,3 milhões de toneladas, um crescimento de 10,3% em relação ao ciclo anterior, o que representa um acréscimo de 30,6 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (13) no 6º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O resultado reflete tanto o aumento da área plantada, que chegou a 81,6 milhões de hectares, quanto a recuperação da produtividade média, projetada em 4.023 quilos por hectare. Se os números se confirmarem, será um novo recorde histórico para a produção agrícola brasileira.
Soja segue como principal cultura e impulsiona avanço da safra
A soja, maior produto da safra, deve alcançar uma produção de 167,4 milhões de toneladas, alta de 13,3% ante o ciclo anterior. Após um início de colheita mais lento, devido a excesso de chuvas em janeiro, a melhora do clima em fevereiro permitiu um avanço significativo. Atualmente, 60,9% da área já foi colhida, superando o mesmo período da safra passada e a média dos últimos cinco anos.
Os estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais apresentaram rendimentos acima do esperado, enquanto no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, a irregularidade climática impactou negativamente a produtividade.
Milho 2ª safra tem plantio acelerado e pode crescer 6,1%
O plantio do milho 2ª safra atingiu 83,1% da área prevista, ritmo inferior ao da safra passada, mas acima da média dos últimos cinco anos. A área total plantada pode crescer 1,9%, chegando a 16,75 milhões de hectares.
A produção do milho 2ª safra está estimada em 95,5 milhões de toneladas, alta de 5,8% ante 2023/24. Já a produção total do milho, incluindo todas as safras, deve alcançar 122,8 milhões de toneladas, crescimento de 6,1%.
Arroz e feijão devem registrar leve crescimento
O arroz apresenta aumento de 6,5% na área plantada, chegando a 1,7 milhão de hectares, com uma recuperação de 7,3% na produtividade. A produção total deve atingir 12,1 milhões de toneladas, com colheita avançada na maioria dos estados produtores.
Já o feijão deve registrar leve alta de 1,5% na produção, totalizando 3,29 milhões de toneladas, impulsionado por uma pequena melhora na produtividade.
Algodão pode atingir terceira maior safra da história
A produção de algodão pode alcançar 3,82 milhões de toneladas de pluma, estabelecendo um novo recorde e ficando atrás apenas das duas últimas safras. O crescimento é impulsionado pelo aumento da área semeada, que deve chegar a 2 milhões de hectares, e por boas condições de produtividade.