A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, no último domingo (3), o protocolo de intenção para impulsionar a produção sustentável de cacau no Acre.
A solenidade ocorreu durante a Expoacre, no espaço da Rota do Cacau. De acordo com as entidades, o acordo foi feito com objetivo de estabelecer arranjos produtivos participativos e sustentáveis do cacau silvestre e cultivado.
A Seagri e o Sebrae firmaram o compromisso de atuação conjunta através de capacitações, consultorias técnicas e tecnológicas, que serão aplicadas na implementação de sistemas agroflorestais, junto da adoção de boas práticas de manejo e para inserir os produtos no mercado.
“A celebração de um convênio como este é sempre significativa, especialmente considerando o Sebrae como parceiro estratégico. O investimento total de dois milhões de reais, sendo um milhão proveniente do Sebrae e outro da Secretaria de Agricultura, visa proporcionar condições para ampliar estudos e otimizar o fornecimento de insumos, beneficiando nossos produtores rurais. Este apoio é crucial, pois o custo de produção atual demanda atenção”, disse o secretário de Agricultura, José Luiz Tchê.
Na solenidade também contou com a presença de produtores, técnicos, representantes de cooperativas e empreendedores. A estimativa é que, com a união entre as entidades, o Acre avance na produção sustentável do cacau, o que vai agregar no valor da cultura.
“Essa assinatura de protocolo de intenção é um momento muito importante, não somente para o Sebrae, o governo do Estado através da Seagri, mas principalmente para os produtores. É a união de esforços do governo do Estado, juntamente com o Sebrae, para que nós consigamos chegar cada vez mais aos produtores com mais facilidade, levar orientação, capacitação e melhorar a condição de trabalho deles”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.