Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Casa do Açaí do Município de Belém, promovem a primeira capacitação do ano para a produção artesanal de açaí. O curso orienta os produtores iniciantes sobre boas práticas em todas as etapas de manipulação do produto
Foto: Ascom/Sespa

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) do Pará, em parceria com a Casa do Açaí do Município de Belém, promovem a primeira capacitação do ano para a produção artesanal de açaí. O curso orienta os produtores iniciantes sobre boas práticas em todas as etapas de manipulação do produto.

A programação tem início às 14h na Casa do Açaí, localizada no bairro da Cidade Velha, na capital paraense. Durante o evento, serão repassadas informações sobre a renovação de licenciamento de estabelecimentos e emissão da carteira de manipulação de alimentos

Capacitações anteriores

Somente em 2025, mais de 3 mil batedores artesanais de açaí foram capacitados durante as formações. As Vigilâncias Sanitárias do Município e do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participam das ações, fornecendo orientações sobre educação sanitária aos produtores.

Segundo a Sedap, as primeiras capacitações do ano estão previstas para ocorrer exclusivamente na capital. No entanto, outros municípios serão atendidos nos próximos meses. Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, também recebeu ações intensivas da secretaria para atender à produção local de açaí.

Para mais informações sobre as próximas formações entre em contato pelos telefones da Coordenação de Boas Práticas do Açaí da Sedap: (91) 3251-7979 e (91) 3251-7939.