O Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), realizou na última sexta-feira (8), em Campo Grande, o II Seminário da Chamada Especial 14/2022.
O encontro reuniu gestores, pesquisadores, técnicos e produtores rurais para apresentar resultados de pesquisas de inovação voltadas à agricultura familiar sul-mato-grossense.
A chamada especial investiu cerca de R$ 1 milhão em dez projetos de pesquisa científica aplicada, com foco em soluções para o campo. Entre os temas abordados estão a produção agroecológica, sistemas integrados de produção, fruticultura, controle biológico de pragas, recuperação de pastagens e melhoria da qualidade do leite.
Para o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, o seminário evidenciou o papel do Mato Grosso do Sul tem investido para que ciência e agricultura familiar se tornem eixos estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Já o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, destacou o impacto direto das pesquisas na produtividade e renda das famílias rurais.
Segundo a Fundect, a iniciativa funciona como ponte entre o conhecimento acadêmico e as demandas práticas do campo, valorizando saberes locais e incentivando a permanência de mais de 80 mil famílias na atividade agropecuária.
Além disso, o evento também apresentou políticas públicas como o Selo da Agricultura Familiar, o programa Agroflorestar Mato Grosso do Sul e ações integradas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar, que no primeiro semestre de 2025 movimentaram mais de R$ 5 milhões em vendas da produção familiar para merenda escolar e outras compras públicas.