Sucessão familiar

Senar promove evento para capacitação de lideranças jovens no agro

"Hoje, é mais fácil trazer o jovem, porque o agro, se bem gerenciado e administrado, traz renda e tem atratividade", disse o diretor do Senar, Daniel Carrara

Senar promove evento para capacitação de lideranças jovens no agro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove, nesta sexta-feira (12), em Brasília, a capacitação de mais uma turma de novos coordenadores e instrutores da 6ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças do Sistema CNA/Senar

Este é o segundo treinamento promovido pelo Senar e envolve representantes de nove estados. O primeiro aconteceu na segunda (7), com seis estados. A terceira e última turma fará a capacitação na próxima segunda (14) e contará com a presença de mais 10 estados.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, que participa das capacitações, apontou a sucessão familiar como um dos principais gargalos do agronegócio. Segundo o diretor, os jovens ainda estão sendo seduzidos pelo meio urbano.

“O CNA Jovem tem muito a ver com isso. Precisamos ter jovens assumindo as empresas e as propriedades. Hoje, é mais fácil trazer o jovem para o setor porque o agro, se bem gerenciado e administrado, traz renda e tem atratividade”, comenta Carrara.  

O diretor disse ainda que hoje o Brasil carece de lideranças e que o CNA Jovem é uma iniciativa que contribui para corrigir essa deficiência.

“Precisamos investir em liderança e é por isso que vocês estão aqui. Nossa prioridade é atrair os jovens para entrar no nosso Sistema e vocês são muito importantes para isso. Confiamos em vocês e daremos todo o suporte para alcançarmos esse objetivo. Tenho certeza de que com essas mudanças no programa iremos conseguir”, discursou Carrara.

A diretora-adjunta de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo, falou da necessidade de repensar a metodologia.

“Nesses 10 anos de CNA Jovem o agro mudou e, por isso, foi necessário repensar a metodologia do programa. Mapeamos 10 competências que são essenciais para um bom líder e acreditamos que agora o CNA Jovem está mais leve, mas sem perder sua essência, que é o desenvolvimento das jovens lideranças que irão representar o nosso setor”, disse.

Ao final, os 10 jovens que se destacarem serão reconhecidos e premiados pelo Sistema CNA/Senar.