Novo levantamento

Cadeia produtiva da soja e do biodiesel empregou 2,26 milhões de pessoas em 2024

Montante 3,2% menor em relação ao ano anterior

Cadeia produtiva da soja e do biodiesel empregou 2,26 milhões de pessoas em 2024

A cadeia produtiva da soja e do biodiesel empregou 2,26 milhões de trabalhadores em 2024, queda de 3,2% em relação ao ano anterior, mostra levantamento publicado nesta quinta-feira (24) pelo Cepea-Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A agroindústria da soja teve o maior crescimento, com aumento de 20,71% no número pessoas ocupadas, refletindo a expansão do processamento e das produções de rações e biodiesel.

Já o segmento de agrosserviços, apesar de ser o maior em termos de ocupação, apresentou queda de 4,98% no número de pessoas ocupadas em 2024. “Esse desempenho decorre, sobretudo, da quebra da safra 2023/24 e da consequente redução de demanda por agrosserviços, parcialmente compensada pelo crescimento da produção no segmento agroindustrial”, explica o documento.

O número de pessoas ocupadas com ensino superior na agroindústria, na produção de soja e em insumos aumentou, indicando uma tendência de perfil profissional mais qualificado na cadeia produtiva.