
Estão abertas as inscrições para 18º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja da Safra 2025/26, o prêmio é organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Na última edição do desafio, os dez melhores sojicultores bateram produtividade maior do que 120 sacas por hectare.
O concurso tem por objetivo incentivar a produção da soja nacional, e vence o produtor rural que mais colher o grão por hectare, atualmente a média da colheita nacional é de 56 sc/h. O período de inscrições vai até o dia 31 de janeiro de 2026.
O desafio nacional de soja possui duas modalidades: sequeiro e irrigado. Na primeira categoria, serão premiados os campeões regionais das cinco grandes regiões produtoras do país: Centro-Oeste, Sul, Nordeste, Norte e Sudeste.
Na categoria irrigado, será definido o campeão nacional de produção de sojicultura. E após os dois premiados reconhecidos, o maior resultado entre ambas as categorias será o grande campeão CESB.
As auditorias do desafio nacional de soja das fazendas inscritas serão feitas a partir 1º de dezembro de 2025 até 25 de abril de 2026. E os resultados serão divulgados durante o próximo Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja, em junho do ano que vem.
A taxa de inscrição é de R$ 150, para os produtores não-patrocinados, e gratuita para os agricultores que possuam patrocínio de alguma empresa parceira do CESB. Para acessar o regulamento completo basta acessar o site do Comitê.