Com uma planta que somou 11.813 vagens com sementes, a produtora Rosemar Fonseca de Souza foi a campeã do 25º Concurso do Pé de Soja Solteiro, realizado em Laguna Carapã (MS). O feito representa o segundo maior recorde da história do evento, que integra o calendário oficial de comemorações do município.
Em sua primeira participação, a agricultora da comunidade de Carapã levou para casa uma moto zero quilômetro, avaliada em R$ 20 mil. “Eu cuidei desse pé de soja com muito carinho, estudei estratégias para melhorar a produtividade e deu muito certo”, disse a agricultora.
Evento celebra produção e cultura local
Além da premiação, o concurso faz parte da Festa do Pé de Soja Solteiro, que reúne produtores rurais, famílias da região e visitantes em uma celebração que inclui exposição agropecuária e apresentações culturais. Nesta edição, 20 pés de soja foram inscritos, número considerado expressivo pelos organizadores.
O evento ocorreu no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico, com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e do governador Eduardo Riedel.
“É sempre importante valorizarmos nossas tradições. É uma festa que envolve o setor produtivo e toda a sociedade, não só de Laguna, mas da região”, destacou Riedel.
Soja é destaque na economia de Laguna Carapã
Segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), o município possui mais de 128 mil hectares dedicados à cultura da soja, com produtividade média estimada em 41,47 sacas por hectare.
Os pés participantes do concurso são cultivados sob acompanhamento técnico e em condições especiais de iluminação, nutrição e temperatura, ao longo de seis meses. A iniciativa promove o uso de tecnologia e boas práticas na agricultura familiar.