Nesta quarta-feira (23), o 10º Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2025 entra em seu terceiro dia com uma intensa programação voltada aos principais desafios e inovações da cadeia produtiva da oleaginosa. O evento é promovido pela Embrapa e ocorre até 24 de julho em Campinas (SP), reunindo mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, além da apresentação de 321 trabalhos técnico-científicos.
O começo do dia será marcado pelo painel de abertura “Sustentabilidade da cadeia produtiva de soja em números”, ministrado por Edivaldo Velini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu). Na sequência, a Embrapa irá apresentar novas publicações:
- Uso de drones agrícolas no Brasil: da pesquisa à prática;
- Biodiesel no Brasil: reflexões sobre o potencial das principais matérias-primas;
- Circular Técnica 216: Teste de envelhecimento acelerado para avaliar o vigor em sementes de soja;
- Comunicado Técnico 114: Indicadores para classificação dos níveis de manejo no ZarcNM;
- Além do edital da iniciativa Soja Open Innovation
Painéis técnicos e científicos marcam a programação da manhã
Das 10h30 às 12h30, três painéis simultâneos aprofundarão temas técnicos da cadeia da soja:
- Controle de doenças na soja, com destaque para manchas foliares, mofo branco, podridão de grãos e ferrugem-asiática, moderado por Maurício Meyer (Embrapa).
- Uso de fitorreguladores na cultura, com ênfase no manejo da arquitetura de plantas e mitigação de estresses climáticos. As palestras foram conduzidas por Geraldo Chavarria Lamas Júnior (UPF) e Evandro Binotto Fagan (Unipam), sob moderação de Fabiano Rios (Sumitomo).
- Zonas de manejo e agricultura de precisão, moderado por Júlio Cézar Franchini (Embrapa Soja), com apresentações de pesquisadores da Fundação ABC, UFV e Embrapa Florestas.
Tarde é dedicada a bioinsumos, tolerância à seca e reforma de canaviais
No período da tarde, os destaques serão:
- Painel sobre bioinsumos na cultura da soja, coordenado por Daniel Sosa Gomez (Embrapa Soja), com palestras de Lais Fontana (Grower), Marcos Faria (Embrapa Recursos Genéticos) e Mariangela Hungria (Embrapa Soja), esta última reconhecida com o World Food Prize 2025.
- Respostas fisiológicas e melhoramento genético para tolerância à seca, moderado por Liliane Henning (Embrapa Soja), com participações de Gustavo Maia Souza (UFPel), Alexandre Garcia (Bioceres) e Walter Quadros Ribeiro Júnior (Embrapa Cerrados).
- Soja na reforma de canavial, sob coordenação de Henrique Debiasi (Embrapa Soja), com palestras de Denizart Bolonhezi (IAC), Carlos Crusciol (Unesp) e Fabio Marques (Coopercitrus).
Mercosoja discute biotecnologia e propriedade intelectual
Encerrando a programação do dia, o painel “Biotecnologia e propriedade intelectual no Mercosul“, moderado pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, contará com as apresentações de Vivian Nascimento (Bayer) e Mariano Bulos (The + Company), que discutirão inovações, proteção tecnológica e mecanismos de rastreabilidade genética.