Clima

Mato Grosso deve receber chuvas em setembro que vão favorecer soja

Previsão do EarthDaily aponta que precipitações serão na segunda quinzena do mês

Leitura: 2 Minutos
A imagem representa as fortes chuvas e queda nas temperaturas que passarão para o Brasil
Foto: Péter Kövesi/Pexels

O Mato Grosso deve receber, nesta segunda quinzena de setembro, chuvas que vão favorecer o plantio da soja, de acordo com as previsões do EarthDaily, empresa especializada no monitoramento de áreas agrícolas com dados de satélite.

De acordo com os modelos climáticos ECMWF e GFS, as previsões apontam para uma virada no clima que deve favorecer a recomposição da umidade e criar condições mais seguras para o início do plantio da soja na região. 

Até o momento, a situação continua crítica no estado, uma vez que, nas últimas semanas, a região praticamente não registrou chuvas, o levou a umidade do solo a registrar um dos níveis mais baixos dos últimos 30 anos. O calor também agrava o quadro, com temperaturas que superaram 40ºC

“Se confirmada, a chegada das chuvas será antecipada em relação a 2024 e semelhante ao padrão de 2022 para o mês de setembro. Porém, há divergência quanto à intensidade das precipitações previstas para o estado”, esclarece Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily.

Conforme apontado pelos modelos climáticos, a seca deve persistir no curto prazo em grande parte do Brasil, contudo, além do Mato Grosso, também estão previstas precipitações significativas em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e algumas áreas do nordeste.