O Mato Grosso do Sul iniciou, na última sexta-feira (3), na Fazenda Recanto, em Sidrolândia, o plantio oficial da safra de soja 2025/26, com previsão de ampliar 5,9% da área e estimativa de colher 15,2 milhões de toneladas do grão, avanço de 8,1% em relação à temporada atual.
A 14ª edição da Abertura Nacional do Plantio de Soja, promovida pelo Projeto Soja Brasil, iniciativa comandada em conjunto com a Aprasoja Brasil. O evento contou com 1,2 mil pessoas, entre produtores e autoridades, além de representantes de entidades, pesquisadores e estudantes.
Na solenidade estavam o secretário em exercício da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta; o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold; o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Fernando Nascimento, além da equipe da coordenação de Agricultura e do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima)
O secretário em exercício da Semadesc, Artur Falcette, destacou a necessidade de garantir segurança jurídica para os produtores rurais.
“Muitas vezes, nossos desafios não estão ligados a derrotas específicas em pautas, mas à ausência de marcos legais que deem estabilidade ao setor. Por isso, é fundamental o trabalho da bancada ruralista e a mobilização das associações de produtores para acompanhar de perto essas discussões”, disse a autoridade.