
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou nesta terça-feira (13) uma portaria que amplia a janela de plantio da soja no estado exclusivamente para os produtores de sementes da oleaginosa.
Nos últimos meses, produtores de sementes de soja enfrentaram atrasos na liberação das áreas agrícolas por conta de condições climáticas adversas que comprometeram o ciclo de culturas antecessoras, como milho e feijão.
Mesmo com a mudança no calendário, a Adapar ressalta que o vazio sanitário da soja permanece obrigatório, sendo previsto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de uma portaria específica do governo federal.
Pelas normas da agência de defesa agropecuária, os produtores aptos a plantar soja devem cumprir os seguintes critérios:
- Atender às exigências quanto à produção de sementes previstas pelo Mapa;
- Comunicar o local de cultivo à Adapar com antecedência de cinco dias da data de semeadura;
- Garantir a colheita ou interrupção do ciclo antes do início do vazio sanitário em sua região; e
- Preencher o formulário oficial obrigatório.
Além de atender a uma demanda concreta do setor produtivo, a medida está alinhada ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e às estratégias de racionalização do uso de fungicidas, contribuindo para a sustentabilidade da produção agrícola paranaense.
Confira as datas oficiais de plantio e vazio sanitário no Paraná:
- Região 01 (Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral)
Plantio – 20/09 a 20/01
Vazio Sanitário – 21/06 a 19/09
- Região 02 (Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste)
Plantio – 01/09 a 31/12
Vazio Sanitário – 02/06 a 31/08
- Região 03 (Sudoeste)
Plantio – 11/09 a 10/01
Vazio Sanitário – 12/06 a 10/09