plantio de soja tocantins
Campo de soja

O Governo do Tocantins, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou que a partir desta quarta-feira (1º), foi liberada a janela de plantio de soja sequeiro para a safra 2025/26, que irá seguir até 15 de janeiro. Os produtores devem realizar o cadastro das áreas cultivadas no sistema da entidade até o 5º dia útil após o encerramento da janela.

Conforme informado pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa, a janela para o plantio de soja é uma medida fitossanitária necessária para o controle de pragas, como a ferrugem asiática.

“Queremos reforçar, aos sojicultores, a importância do cadastramento obrigatório anual das áreas cultivadas na Adapec, que começa agora e vai até cinco dias úteis após o término da janela de plantio. É por meio deste cadastro que a Agência realiza o monitoramento, a prevenção e o controle da ferrugem asiática e de outras pragas”, explica.

“Somos um dos estados com maior produção de soja no Brasil. Na safra passada, registramos uma área cadastrada na Agência de 1.465.383 hectares, com previsão de aumento para esta nova safra. Por isso, queremos contar com a parceria dos sojicultores e reforçar o compromisso da Adapec na defesa sanitária vegetal, para que possamos produzir mais uma grande safra com pragas controladas”, diz o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Para fazer o cadastro, o produtor rural precisa apresentar a documentação exigida, disponível no site da Adapec, realizar o pagamento da taxa e encaminhar a documentação para uma unidade da agência na cidade, dentro do prazo estabelecido. O sojicultor que não realizar a medida poderá sofrer sanções de acordo com a legislação.