Clima

Últimos dias de março terão chuvas isoladas em todo Brasil

Atenção redobrada para os estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde há risco de temporais e chuvas torrenciais

Últimos dias de março terão chuvas isoladas em todo Brasil

A última semana de março será marcada por chuvas isoladas em praticamente todo o território brasileiro, de acordo com mapas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), analisados pela DATAGRO. Os maiores volumes de precipitação são esperados na região Norte, influenciados pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno climático que promove a formação de nuvens e tempestades próximas ao Equador.

Atenção especial deve ser dada aos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde há riscos de temporais e chuvas torrenciais no fim das tardes.

Impactos na colheita e no plantio

Na região do Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –, os agricultores devem monitorar as chuvas, especialmente durante a colheita da soja. Dados da DATAGRO, coletados até 14 de março, apontam que a Bahia colheu 68% da área prevista, Tocantins 72%, Maranhão 56% e Piauí 35%, todos acima das médias dos últimos cinco anos.

Em Minas Gerais, a colheita do milho de verão alcançou 21% da área projetada, avanço em relação aos 14% da semana anterior, mas ainda abaixo da média histórica de 32,6%. Goiás ainda não iniciou a colheita da primeira safra do cereal, contra uma média histórica de 33,2% para o período.

Quanto ao plantio do milho de inverno, que entra em sua fase final, o Mato Grosso atingiu 99% da área prevista, ligeiramente abaixo dos 99,8% de 2024, mas acima da média dos últimos cinco anos (96,9%). Goiás chegou a 98,5%, superando os 95% da semana passada e os 87,8% da média histórica. Em Minas Gerais, a semeadura atingiu 66%, superando os 57% da semana anterior e os 61% do mesmo período do ano passado.