
A cidade de Itaquiraí (MS) foi sede do Vitrine Tecnológica da Banana, realizada no assentamento Santo Antônio e promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Dia de Campo reuniu cerca de 80 pequenos produtores, interessados em aprimorar a fruticultura familiar da região, como banana, goiaba, acerola, maracujá e mamão.
O evento contou com a participação do secretário-executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Humberto de Mello Pereira, que destacou o impacto social da adoção de novas tecnologias.
“A estruturação do sítio e a adoção de tecnologias não apenas aumentam a produtividade, mas melhoram a qualidade de vida dos produtores e de suas famílias”, afirma o secretário.
Produtores de outros municípios da região também participaram da atividade, que teve apoio da prefeitura de Itaquiraí e da Associação Frutipolpas, composta por 12 agricultores. Juntos, cultivo de frutas na região comercializa mais de R$ 3 milhões em banana e goiaba, com produção estimada de 600 toneladas em 15 hectares de cultivo, segundo dados de 2024.
Segundo o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (Ateg) de Horticultura do Senar, Dorly Pavei, o evento é resultado de cinco anos de trabalho contínuo entre técnicos e agricultores.
“Agora, com novas parcerias com a Semadesc e a prefeitura, será possível ampliar a produção e implantar agroindústrias na região, agregando ainda mais valor aos produtos locais”, destacou.