Estudo

Emdagro analisa variedades de tomate para produção orgânica no Sergipe

Ação da entidade tem como objetivo abrir novas perspectivas para fortalecer a cadeia produtiva do Estado

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), do Sergipe, analisa variedades de tomate de alto potencial para o cultivo orgânico no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Agroecologia (CDT-Agroecologia), em Itabaiana (SE)
Foto: ASCOM SE

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), do Sergipe, analisa variedades de tomate de alto potencial para o cultivo orgânico no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Agroecologia (CDT-Agroecologia), em Itabaiana (SE). A pesquisa é feita em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com objetivo de fortalecer a agricultura sustentável na região. 

As sementes foram doadas por um agrônomo do IDR-Paraná, especialista em cultivo de tomate orgânico, o que fortalece a colaboração técnica entre as duas entidades. A experiência tem como foco o observar o desempenho de diversos cultivares adaptadas ao sistema orgânico, para ampliar as alternativas para os agricultores familiares do Sergipe.

Entre as cultivares analisadas, se destacaram a Cereja Vermelho (Cerejão), a Osu Blue e a Camaquã. De acordo com o engenheiro agrônomo Lucas Travessos, responsável técnico pela ação no CDT-Agroecologia, a ação amplia as perspectivas para o fortalecimento da cadeia produtiva de orgânicos em Sergipe.

“A unidade de observação permite que a gente avalie o comportamento dessas variedades em condições locais e, com isso, possamos orientar melhor os agricultores sobre quais cultivares apresentam maior adaptação e produtividade. Além disso, reforçamos nosso compromisso com a produção de alimentos saudáveis e com a conservação da agrobiodiversidade”, destacou.